O marinheiro australiano que sobreviveu, juntamente com a cadela, a dois meses à deriva no Oceano Pacífico, comendo peixe cru e bebendo a água da chuva, chegaram a um porto no México. Timothy Lyndsay Shaddock vai voltar para a Austrália, mas o animal... fica.
Ao que noticia a Global News, Shaddock apanhou um voo para voltar para Sidney, de onde é natural, mas Bella foi adotada por um membro da tripulação do navio que ajudou no resgate.
Shaddock contou, em conferência de imprensa em Manzanillo, no México, que Bella foi um sucesso imediato entre a tripulação assim que a conheceram.
Segundo o marinheiro, os dois [Shaddock e Bella] conheceram-se no México. A cadela seguia-o para todo o lado e embora Shaddock tentasse encontrar-lhe um lar em terra, ela seguia-o de volta para o mar. "Ela é muito mais corajosa do que eu, com certeza", acrescentou.
O australiano escolheu Genaro Rosales, um pescador de Mazatlan da tripulação do María Delia, para adotar Bella com a condição de que cuidasse bem dela.
Recorde-se que após dois longos meses perdidos nos mares, depois da embarcação onde seguiam ter ficado danificada durante uma tempestade, o marinheiro e a cadela acabaram por ser resgatados, no domingo, por uma traineira de atum ao largo da costa do México. Isto após terem sido avistados por um helicóptero que acompanhava o navio.
A dupla partiu de La Paz, no México, para a Polinésia Francesa em abril, mas algumas semanas após o início da viagem, uma forte tempestade destruiu os aparelhos eletrónicos do catamarã.
Em declarações à estação televisiva 9News, o navegador explicou que, a bordo do seu catamarã, tinha apenas "equipamento de pesca" e "material de sobrevivência" para fazer face a esta que foi uma "provação muito difícil no mar".
Apesar de ter subsistido à base de peixe cru e de água da chuva durante dois meses, tal como a sua cadela, o marinheiro não sofreu qualquer enfermidade ou ferimento grave durante a sua 'odisseia' no mar. Até porque, para evitar queimaduras solares, escondeu-se debaixo de um toldo existente no catamarã.
Sobre o futuro, Tim Shaddock referiu precisar de um tempo para recuperar do episódio. "Só preciso de descansar e de boa comida, porque estive muito tempo sozinho no mar", explicou.
Leia Também: Marinheiros dinamarqueses resgatados após colisão com baleia no Pacífico