Conservadores britânicos perdem dois círculos em eleições intercalares

O Partido Conservador do primeiro-ministro britânico perdeu hoje a maioria para os trabalhistas e liberais democratas em duas de três eleições parciais, consideradas como indicadores para as legislativas do próximo ano.

Notícia

© Reuters

Lusa
21/07/2023 07:04 ‧ 21/07/2023 por Lusa

Mundo

Reino Unido

O partido de Rishi Sunak perdeu a maioria detida, de 19 mil votos, no círculo eleitoral de Somerton e Frome (sudoeste de Inglaterra), para os liberais democratas, e a maioria de 20 mil votos na circunscrição de Selby e Ainsty (norte), para os trabalhistas, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Em contrapartida, os conservadores mantiveram, por pouco, Uxbridge e South Ruislip, a oeste de Londres, do ex-primeiro-ministro Boris Johnson, de acordo com os resultados eleitorais preliminares.

O deputado conservador Steve Tuckwell manteve Uxbridge e South Ruislip, por 13.965 votos contra 13.470 para os trabalhistas.

Os três assentos parlamentares situam-se em regiões tradicionalmente "tory" (conservadores), mas estas eleições parciais são normalmente uma oportunidade para um voto de protesto dos eleitores. 

Apesar da derrota nestes dois círculos eleitorais, os conservadores continuam a ter uma maioria absoluta superior a 50 deputados. 

Leia Também: Rússia restringe circulação de diplomatas britânicos no país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas