"Felicidades a Nuñes Feijóo pela clara vitória nas eleições de ontem [domingo]. Conseguir três milhões de votos desde 2019 dá ao Partido Popular um claro mandato para formar um governo que possa refletir a vontade de mudança", escreveu Weber na rede social Twitter.
"Tens o nosso total apoio", acrescentou o líder do grupo político mais numeroso do Parlamento Europeu depois do PP ter conseguido eleger 136 deputados.
Por outro lado, a líder do grupo dos Socialistas e Democratas, a socialista espanhola a Iratxe García Pérez, afirmou que "uma maioria" votou "para parar a extrema direita, as mentiras [da direita] e o ódio" concluindo que a "democracia ganhou em Espanha".
"Uma maioria quer continuar a avançar na igualdade e nos direitos sociais contra uma aliança conservadora retrógrada. Boas notícias para a União Europeia. Espero que o PPE perceba esta mensagem", escreveu a eurodeputada na rede social Twitter.
As eleições de domingo em Espanha tiveram um resultado inconclusivo, com nenhum dos dois principais blocos a garantir uma maioria absoluta.
Congratulations to @NunezFeijoo for his clear victory in yesterday’s elections. Gaining 3 million votes since 2019 gives @ppopular a clear mandate to form a government that reflects this will for change. You have our full support. #EsElMomento pic.twitter.com/EU7ERciFPs
— Manfred Weber (@ManfredWeber) July 24, 2023
Os conservadores do Partido Popular venceram as eleições, mas sem conseguirem a maioria absoluta com o VOX.
O PP, com 136 deputados, e o VOX, com 33, só conseguiram somar 169 deputados no parlamento, ficando a sete dos 176 necessários para a maioria absoluta.
O PSOE, com 122 deputados, e o Somar, com 31, totalizaram 153 lugares no parlamento e poderão ter mais deputados do que a direita com os aliados da última legislatura.
PSP // SB
Lusa/Fim