Uma reunião do novo Conselho NATO-Ucrânia vai decorrer na quarta-feira, segundo anunciou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reporta a Sky News.
Tudo aponta para que, durante a sessão, sejam abordados temas para a segurança no Mar Negro, na sequência da quebra do acordo de cereais que tinha permitido, até agora, a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos.
Oanu Lungescu, porta-voz da Aliança Atlântica, explicou que o encontro foi requerido pelo presidente ucraniano no decorrer de uma chamada telefónica com o secretário-geral desta entidade.
Zelensky, por sua vez, explicou que a reunião está no leque de vários eventos que a Ucrânia está a preparar, para a próxima semana, para potenciar a estratégica defensiva do país.
Acrescentou, ainda, que estão também a ser preparados novos pacotes de apoio ao país invadido pela Rússia, incluindo mais defesa aérea, artilharia e armas de longo alcance.
A reunião inaugural do conselho, que decorreu durante a cimeira da NATO em Vilnius, na Lituânia, contou com a presença de chefes de Estado e de Governo.
A guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro do ano passado, já tirou a vida a quase 9.300 civis, segundo os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia Também: Ataque russo com drones destrói armazém de cereais em Odessa