Um autarca no Equador foi morto em plena via pública no domingo, num ataque que as autoridades estão a considerar como mais um episódio que reflete o aumento de violência no país por grupos armados e organizações criminosas.
O incidente ocorreu na localidade de Manta, uma cidade portuária junto ao Oceano Pacífico, quando o autarca, Agustín Intriago, estava a assistir aos trabalhos numa obra.
Segundo contou a polícia à agência Reuters, um homem saltou de um camião roubado e disparou uma salva de tiros contra Intriago, atingindo-o fatalmente e alvejando uma outra mulher, descrita como "vítima colateral". Ambos morreram no local.
Intriago, de 38 anos, tinha sido reeleito como autarca de Manta em fevereiro.
A polícia acrescentou que Intriago ainda disparou de volta com uma arma de fogo que tinha na sua posse, e atingiu o condutor do veículo, que foi detido e assistido. O homem é de nacionalidade venezuelana e não tinha qualquer registo criminal.
Já o atirador conseguiu escapar e mantém-se a monte. No veículo foi ainda encontrada uma granada e a arma que terá sido usada no ataque.
Desconhecem-se os motivos que levaram ao violento ataque. A Reuters acrescenta que a polícia já tinha recebido ameaças contra o 'mayor' da cidade, mas não deu mais detalhes sobre a natureza das mesmas ou sobre ações levadas a cabo para responder às mesmas.
A violência armada tem aumentado significativamente nos últimos meses, numa altura em que gangues e organizações criminosas têm intensificado a sua atividade, muito por causa do narcotráfico no país. As prisões do Equador são locais onde esta violência tem sido mais frequente, e no fim de semana pelo menos seis pessoas foram mortas num estabelecimento prisional.
Manta é uma das cidades afetadas por esta violência, e o presidente do país, Guillermo Lasso, condenou o "assassinato" e garantiu que o governo fará os possíveis para combater o narcotráfico.
Esta não é a primeira vez que um autarca é atacado num tiroteio. Em maio, o presidente da câmara de Duran esteve envolvido num tiroteio e, apesar de ter escapado ileso, um polícia foi morto e várias pessoas ficaram feridas.
Leia Também: Pelo menos cinco mortos e cinco feridos em confronto em prisão do Equador