Dilma Rousseff, antiga presidente do Brasil e presidente do banco de desenvolvimento do BRICS, vai encontrar-se esta quarta-feira com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin.
A informação foi confirmada em comunicado, no qual é referido que o encontro faz parte da "Segunda Cimeira Rússia-África - Fórum Económico e Humanitário", que acontece em São Petesrbugo, e tem o objetivo de discutir o papel do banco do BRICS antes da próxima cimeira do grupo, na África do Sul, em agosto.
Na mesma nota, divulgada no Twitter, o banco afastou novos projetos na Rússia, uma vez que opera de acordo com as restrições impostos nos mercados financeiros e de capitais internacionais e recusou especulações em torno do assunto.
O banco de desenvolvimento do BRICS dedica-se ao financiamento de projetos de infraestrutura dos seus cinco membros iniciais - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, mas também apoia países em desenvolvimento, como Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai, admitidos como membros do banco em 2021.
De realçar que Putin não vai participar presencialmente na cimeira do BRICS na África do Sul.
Leia Também: Putin ordena desfile naval em São Petersburgo no Dia da Marinha russa