Meteorologia

  • 08 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Líderes da África Ocidental discutem golpe de Estado no domingo em Abuja

Os dirigentes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se em Abuja no domingo, para discutir o golpe de Estado no Níger que derrubou na quarta-feira o Presidente Mohamed Bazoum, anunciou hoje a presidência da organização.

Líderes da África Ocidental discutem golpe de Estado no domingo em Abuja
Notícias ao Minuto

18:14 - 28/07/23 por Lusa

Mundo Níger

"Na sequência do golpe de Estado na República do Níger, que derrubou o regime político constitucional neste país da África Ocidental, (...) o Presidente [da Nigéria] Bola Tinubu acolherá uma reunião especial dos líderes da região no domingo, 30 de julho, em Abuja", declarou o porta-voz da Presidência nigeriana, Dele Alake, em comunicado.

A Nigéria detém atualmente a presidência da CEDEAO.

A junta militar que protagonizou o golpe intitula-se Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP), e o novo "homem forte" do Níger é agora o general Abdourahmane Tchiani, apresentado hoje, através da televisão estatal nigerina, como "o chefe de Estado que representa o Níger nas relações internacionais".

O golpe foi condenado pela comunidade internacional, que tem apelado à libertação do Presidente Bazoum, detido no palácio presidencial desde quarta-feira.

A CEDEAO é composta pelos lusófonos Cabo Verde e Guiné-Bissau, além do Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo.

Leia Também: Níger. Golpistas suspendem constituição e fundem poderes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório