Mais de 880 mil habitantes de Fujian afetados por passagem de tufão

Mais de 880 mil habitantes da província de Fujian, no sudeste da China, foram afetados pela passagem do tufão Doksuri, que atingiu a região na manhã de sexta-feira, informou hoje a agência chinesa de notícias Xinhua.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
30/07/2023 13:41 ‧ 30/07/2023 por Lusa

Mundo

China

O tufão Doksuri, o quinto deste ano, atingiu a costa da cidade de Jinjiang na manhã de sexta-feira e, desde então, fortes ventos e chuvas danificaram mais de 6.333 hectares de terras agrícolas em Fujian.

À passagem do tufão, ruíram 44 habitações e outras 178 habitações sofreram danos graves, com prejuízos económicos diretos avaliados em cerca de 59,99 milhões de dólares (cerca de 54,38 milhões de euros).

A estação meteorológica da província alertou que as fortes chuvas vão persistir em Fujian e emitiu alertas sobre possíveis desastres colaterais, como deslizamentos de terra e inundações em áreas urbanas e rurais, em cidades costeiras e algumas regiões do norte, incluindo Putian, Fuzhou, Quanzhou e Ningde.

Por sua vez, o Ministério de Recursos Hídricos e a Administração Meteorológica da China (CMA) declararam um alerta laranja na noite deste sábado para torrentes de montanha nas áreas de Pequim, Hebei e Shanxi.

Da mesma forma, as autoridades chinesas emitiram um alerta vermelho em certas áreas para torrentes de montanha e recomendaram às autoridades locais que fortaleçam os seus sistemas de monitorização em tempo real e de alerta de inundações como medida preventiva.

Finalmente, a CMA emitiu simultaneamente um alerta amarelo de inundação para alguns rios pequenos e médios em partes de Pequim, Hebei, Shanxi, Henan, Zhejiang, Fujian, Chongqing e Xinjiang.

O sistema de alerta meteorológico chinês tem quatro níveis, sendo o vermelho o mais grave, seguido em ordem decrescente pelo laranja, amarelo e azul.

No início da semana, o Doksuri atingiu as Filipinas, ainda como supertufão, onde causou 39 mortos, aluimentos de terras, inundações e desalojou milhares de pessoas.

Leia Também: Pequim e região circundante em alerta vermelho por causa de tufão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas