Corpos de 44 soldados ucranianos "recuperados e devolvidos às famílias"

A Ucrânia recuperou hoje os corpos de 44 soldados mortos durante a invasão russa do país e que estavam nos territórios ocupados pela Rússia, declarou o comissário ucraniano para as Pessoas Desaparecidas, Oleg Kotenko.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/08/2023 13:55 ‧ 04/08/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

"Os corpos dos soldados que deram as suas vidas pela Ucrânia foram recuperados. Hoje, os corpos de 44 defensores foram devolvidos às suas famílias", escreveu Kotenko na rede social Telegram.

A operação contou com a cooperação do Ministério para a Reintegração dos Territórios Temporariamente Ocupados, o comissário para Pessoas Desaparecidas, o Centro Conjunto dos Serviços de Segurança da Ucrânia e o Departamento de Cooperação Civil-militar das Forças Armadas da Ucrânia, referiu Kotenko

Em 14 de julho, o comissário havia anunciado a recuperação de 62 corpos de soldados mortos em combate.

Dois dias antes, haviam sido resgatados os corpos de 19 pessoas que morreram durante o cativeiro russo, segundo a agência de notícias Ukrinform.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Rússia planeia falsa ação de sabotagem para envolver Minsk, diz Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas