Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, afirmou, este sábado, que 58 países apoiam o plano de paz elaborado por Volodymyr Zelensky para pôr fim à guerra com a Rússia.
Numa publicação divulgada no Telegram, o responsável ucraniano indicou que 58 países participaram naquela que foi a 5.ª reunião sobre como implementar o plano de paz, em contraste com os 43 do encontro anterior.
"A quinta reunião com representantes de missões diplomáticas estrangeiras sobre a implementação da Fórmula da Paz de Volodymyr Zelensky. Já estão connosco 58 países (no encontro anterior eram 43 representantes dos Estados)", escreveu Andriy Yermak, prometendo novos "detalhes" sobre o assunto para mais tarde.
De realçar, contudo, tal como nota a Sky News, que estes 58 países representam menos de metade de aqueles que apoiam a Ucrânia. Em outubro do ano passado, a ONU votou uma resolução para condenar a invasão da Rússia e exigir a retirada imediata das tropas de Moscovo e 143 países votaram a favor.
Recorde-se que o plano de paz elaborado pelo presidente da Ucrânia tem 10 pontos que Kyiv considera serem indispensáveis para aceitar um entendimento com Moscovo. O plano exige, entre outras coisas, a retirada das tropas russas e a cessação das hostilidades, a libertação de prisioneiros e deportados e a confirmação do fim da guerra.
Leia Também: Zelensky exonera funcionários de serviços de recrutamento por corrupção