Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Sanchéz condena beijo "inaceitável". "Longo caminho a percorrer"

O chefe do governo espanhol considerou que "o que vimos foi um gesto inaceitável", com "explicações insuficientes" por parte de Luis Rubiales.

Sanchéz condena beijo "inaceitável". "Longo caminho a percorrer"
Notícias ao Minuto

14:20 - 22/08/23 por Daniela Filipe

Mundo Espanha

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchéz, juntou-se ao coro de condenação do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, que celebrou a conquista do título no Mundial Feminino de Futebol com um beijo na boca a uma das jogadoras, Jenni Hermoso. Classificando o gesto como “inaceitável”, o responsável atirou que o caso evidencia que Espanha “ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito à igualdade, ao respeito e à equiparação de direitos entre as mulheres e os homens”.

“As jogadoras fizeram tudo para ganhar. Mas é verdade que houve alguns comportamentos, neste caso do senhor Rubiales, que, se provam alguma coisa, é que o nosso país ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito à igualdade, ao respeito e à equiparação de direitos entre as mulheres e os homens”, disse Sanchéz, durante a conferência de imprensa após o encontro com o rei Filipe VI.

O chefe do governo espanhol foi mais longe, tendo considerando que “o que vimos foi um gesto inaceitável”, com “explicações insuficientes”.

As explicações que o senhor Rubiales deu não são suficientes. Creio até que não são adequadas e que, por isso, deve continuar a tentar esclarecer o que todos vimos”, apelou.

Ainda assim, Sanchéz não deixou de realçar “a parte boa” do sucedido, uma vez que o “êxito” das jogadoras demonstra que Espanha tem “umas grandes desportistas, e que o desporto feminino e o futebol feminino têm força” naquele país.

Na verdade, o governante anunciou que o Conselho de Ministros espanhol vai aprovar a atribuição de uma Medalha de Ouro por mérito desportivo às campeãs.

Na receção no Palácio da Moncloa, Rubiales mostrou-se tenso e apático, ainda que tenha trocado breves palavras e sorrisos com o primeiro-ministro, de acordo com o jornal El Correo.

Rubiales e o polémico beijo a jogadora: "Idiotas há em todo o lado..."

Presidente da RFEF dá resposta "aos idiotas" após ter dado um beijo na boca a Jenni Hermoso.

Notícias ao Minuto | 08:54 - 21/08/2023

A polémica estalou no domingo quando, durante a atribuição das medalhas das vencedoras e vencidas da final da competição, Luis Rubiales cumprimentou a atleta Jenni Hermoso, de 33 anos, com um beijo no boca, no relvado do Stadium Australia, em Sydney.

O incidente deu origem a uma onda de reações desfavoráveis ao presidente da RFEF, particularmente por parte de ministras espanholas, algumas das quais pediram, inclusivamente, a demissão do dirigente.

Depois de ter desvalorizado o gesto, Luis Rubiales reconheceu a infelicidade do ato através de um vídeo, onde endereçou um pedido de desculpas público pelo "incidente" que disse ter "de lamentar". "Há uma magnífica relação entre ambos, assim como com outras [atletas]. Mas seguramente errei, tenho de reconhecer. Num momento de máxima efusividade, sem qualquer má intenção ou má-fé, ocorreu o que ocorreu, de maneira muito espontânea", justificou.

Leia Também: Rummenigge sai em defesa de Rubiales: "Cheguei a beijar homens..."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório