Mulher doa útero para irmã poder ser mãe. É a primeira vez no Reino Unido
Transplante durou pouco mais de nove horas e foi um "enorme sucesso".
© Reuters
Mundo Transplante
Uma mulher de 34 anos foi submetida ao primeiro transplante de útero no Reino Unido, numa operação que durou pouco mais de nove horas, no Hospital Churchill, em Oxford.
A recetora, que tinha nascido sem útero, recebeu o órgão da irmã, de 40 anos, que já teve dois filhos e não deseja ter mais.
A cirurgia ocorreu no início de fevereiro, com "enorme sucesso", segundo Richard Smith, um dos cirurgiões-chefe.
"Foi incrível. Acho que foi provavelmente a semana mais stressante da minha carreira cirúrgica, mas foi também incrivelmente positiva. Doadora e recetora estão nas nuvens", afirmou, citado pelo The Independent.
A operação envolveu uma equipa de mais de 30 profissionais de saúde.
A mulher de 34 anos, que mora em Inglaterra, tenciona fazer fertilização in vitro no final do ano. O transplante deverá durar no máximo cinco anos, até que o útero seja removido.
Está programado um segundo transplante de útero no Reino Unido para o próximo outono, mas há mais pacientes em fase de preparação.
Isso acontece depois de um estudo recente da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, ter concluído que os transplantes de útero são a forma mais segura e bem-sucedida para mulheres que não têm o órgão funcional lidarem com a infertilidade.
Leia Também: Infarmed autorizou medicamento inovador para diversos tipos de cancro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com