Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 25º

Letby. Divulgada foto de agenda onde anotava iniciais de bebés mortos

Lucy Letby usava códigos secretos, escritos com canetas coloridas, para sinalizar as datas dos homicídios. Anotações da assassina foram essenciais para a investigação.

Letby. Divulgada foto de agenda onde anotava iniciais de bebés mortos
Notícias ao Minuto

09:04 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Lucy Letby

Lucy Letby, a enfermeira de 33 anos, que matou sete bebés e tentou matar outros seis num hospital do Reino Unido, usou códigos secretos para registar as datas dos crimes numa agenda que mantinha no quarto, revelaram as autoridades.

De acordo com o Daily Mail, "a pior assassina de crianças do Reino Unido" tinha, segundo o inspetor Rob Woods, dezenas de anotações sobre os assassinatos em post-its e pedaços de papel, assim como no caderno que pode ver abaixo.

As autoridades descobriram esta agenda de 2016, que funcionava como uma espécie de diário, numa segunda fase da investigação, depois de já terem sido apreendidos outros bilhetes. Nela, entre anotações feitas com canetas coloridas e ilustrações infantis de animais, a polícia encontrou códigos em dias específicos - que coincidem com dias em que alguns dos recém-nascidos foram assassinados – que representam "eventos significativos".

Os meios de comunicação social britânicos mostram duas páginas da agenda. Nelas é possível ver os tais códigos, por exemplo, nos dias 23 e 24 de junho. Dias em que matou dois dos irmãos trigémeos que estavam internados na unidade hospitalar onde trabalhava.

Os mesmos códigos surgem a 9 de abril de 2016, dia em que tentou assassinar outros irmãos gémeos, os bebés identificados pelas autoridades como L e M.

Este tipo de anotações foi muito importante para a investigação, como conta Rob Woods, uma vez que "orientaram a polícia na direção certa".

Entre os vários bilhetes que os inspetores encontraram durante a investigação há um sobressai, escrito num papel amarelo: "Eu matei-os de propósito porque não sou boa o suficiente para cuidar deles. Nunca terei filhos, não me vou casar, nunca irei saber como é ter uma família".

Apesar disso, durante o julgamento, a enfermeira garantiu que este post-it não significava que tinha assassinado os bebés, era apenas um "desabafo", durante as suas "lutas" mentais sobre as suas inseguranças.

Lucy Letby foi condenada, na segunda-feira, a 14 penas de prisão perpétua pelo homicídio de sete bebés e tentativa de assassinato de outros seis.

Leia Também: 71 criminosos cumprem prisão perpétua no Reino Unido. Conheça alguns

Recomendados para si

;
Campo obrigatório