Reunidos na 14.ª cimeira da CPLP, que decorre hoje em São Tomé, os nove Estados-membros reconduziram "com satisfação, o secretário-executivo da CPLP, Dr. Zacarias Albano da Costa, indicado pela República Democrática de Timor-Leste, para o segundo mandato (2023-2024)", lê-se na declaração final.
Dirigindo-se aos líderes lusófonos, o secretário-executivo renovou o seu "compromisso de servir" a CPLP, bem como de "trabalhar no sentido de promover os objetivos e ações que contribuam para a realização do tema proposto por São Tomé e Príncipe", durante os próximos dois anos - "Juventude e Sustentabilidade".
Zacarias da Costa declarou ainda o seu "empenho pessoal" e a "total disponibilidade do secretariado-executivo para apoiar e concretizar os desígnios da presidência são-tomense" da organização lusófona.
O responsável transmitiu também um "sincero e profundo reconhecimento pela honra" de ser reeleito e agradeceu às autoridades timorenses "pelo voto renovado da confiança".
A CPLP, que integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, realiza hoje a 14.ª conferência de chefes de Estado e de Governo, em São Tomé e Príncipe, sob o lema "Juventude e Sustentabilidade".
Leia Também: Lula quer que comunidade proponha português como língua oficial da ONU