Passagem de DANA por Espanha fez um morto. Uma pessoa está desaparecida
As fortes chuvas afectaram sobretudo Madrid e Toledo esta manhã. Uma criança de dez anos que estava desaparecida foi resgatada com vida, enquanto que o pai continua por localizar. Pelo menos uma pessoa morreu.
Mundo Espanha
A passagem da tempestade DANA por Espanha causou sérios estragos e fez, pelo menos, uma vítima mortal. Há também a registar uma pessoa que se encontra desaparecida.
Segundo reportam os meios locais, um pai e um filho estavam sem paradeiro, na localidade de Aldea del Fresno, depois do carro em que seguiam ter caído para o rio Alberche. Esta manhã, o menino, de dez anos, foi encontrado e resgatado de uma árvore, onde se terá abrigado. O pai continua desaparecido.
Um outro homem foi encontrado sem vida, em Toledo, refere o El Pais. A vítima foi encontrada dentro de um elevador, em Casarrubios del Monte.
Toledo terá sido uma das áreas mais afetadas, como o comprovam as imagens acima.
Em algumas regiões os estragos foram de tal forma devastadores, que há já quem esteja a apelar a ajuda. É o caso da localidade de Buenache de Alarcón. A autarquia local apelou à ajuda de todos, tanto dos organismos públicos competentes como de qualquer pessoa que se possa voluntariar para ajudar na devastação causada.
"Devido às inundações que sofremos no dia 2 de setembro, a cidade ficou destruída: casas, lojas, etc.", lamenta a página da cidade no Facebook.
O número de emergência da Comunidade de Madrid registou, até às 1h30 de hoje, 1.257 ocorrências, com "numerosos resgates" de pessoas em casas e veículos.
As chuvas fortes estão a começar a diminuir esta segunda-feira, embora cinco comunidades ainda estejam em alerta amarelo para a precipitação: Madrid, Castela e Leão, Castela-La Mancha, País Basco e La Rioja.
Recorde-se que a Agência Estatal de Meteorologia espanhola tinha ativado o alerta vermelho na Comunidade de Madrid e em Castela-La Mancha, face ao "risco extremo" de chuvas torrenciais, sendo esperada uma precipitação de até 120 litros por metro quadrado em 12 horas.
Previa-se que as áreas mais afetadas pelas chuvas, que segundo a agência podiam ser torrenciais, eram o sul e oeste da Comunidade de Madrid, assim como a serra e a área metropolitana, além de algumas zonas de Castela-La Mancha. A partir do meio-dia, o risco em ambas as comunidades passou a ser "extremo" e ativou-se o aviso vermelho.
[Notícia atualizada às 11h53]
Leia Também: Chuvas 'inundaram' metro de Madrid. Imagens são impressionantes
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com