Von der Leyen quer união do G20 para resolver "desafios globais"
A presidente da Comissão Europeia defendeu hoje a importância do G20 para resolver os "desafios globais", afirmando que a condução da cimeira agendada para o fim de semana pelo primeiro-ministro indiano vai ser fundamental.
© Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Mundo Comissão Europeia
"Num mundo cada vez mais fragmentado, o papel do G20 como um fórum para resolver os desafios globais é vital", escreveu Ursula von der Leyen na rede social X (antigo Twitter), ao marcar a sua chegada a Nova Deli, onde vai decorrer sábado e domingo a cimeira do G20 (grupo das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia).
Na mesma mensagem, Von der Leyen acrescentou que vai ser "fundamental" a "condução da reunião pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi".
Modi respondeu imediatamente à mensagem da líder do executivo comunitário e agradeceu "o apoio e compromisso coletivo", afirmando ainda que espera que haja "deliberações frutíferas e ações de colaboração".
In a more fragmented world, the @g20org’s role as a forum to address global challenges is vital.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) September 8, 2023
The Delhi Summit, under the strong stewardship of PM @narendramodi, will therefore be instrumental.
The EU will do its utmost to make it a success. pic.twitter.com/kLnT5ac3fF
A Índia acolhe no fim de semana uma cimeira do G20 na qual o Presidente norte-americano, Joe Biden, tentará beneficiar da ausência dos homólogos chinês (Xi Jinping) e russo (Vladimir Putin) para reforçar as suas alianças dentro do bloco fortemente dividido.
Na reunião de dois dias em Nova Deli, as fortes divergências sobre a guerra na Ucrânia, a eliminação progressiva das energias fósseis e a restruturação de dívida deverão dominar os debates.
Leia Também: "Temos de nos unir". Guterres faz "apelo simples, mas urgente" no G20
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com