A sexta-feira ficou marcada por vários ataques russos a infraestruturas civis, nomeadamente na cidade de Kryvyi Rih, e este sábado começou com notícias de mais um ataque que atingiu a população ucraniana, com a administração militar de Sumy a acusar os russos de bombardearem a região dezenas de vezes no final do dia..
Na sexta-feira, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, acusou diretamente o homólogo russo, Vladimir Putin, de ser responsável pela morte de Yevgeny Prigozhin, o líder do grupo Wagner que morreu num incidente de aviação. Zelensky não apresentou quaisquer provas, mas usou o argumento para afirmar que Putin "é fraco".
No plano diplomático, várias entidades denunciaram as eleições "falsas" realizadas nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson, onde, apesar de não as controlar na sua totalidade, as forças russas realizaram referendos para procurar legitimar o seu controlo. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, já veio dizer que a NATO considera que as eleições são "ilegítimas".