A ministra dos Negócios Estrangeiros de França afirmou esta segunda-feira que a polémica sobre a ajuda a Marrocos é “descabida” .
"Trata-se de uma polémica descabida", afirmou Catherine Colonna, quando questionada sobre a razão pela qual Marrocos não apresentou um pedido oficial de ajuda urgente a Paris - apesar de já ter aceitado a ajuda de Espanha, do Reino Unido, do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.
"Estamos prontos para ajudar Marrocos. É uma decisão soberana e cabe-lhes a eles decidir", disse, citada pela Aljazeera.
Paris e Rabat tiveram uma relação difícil nos últimos anos, nomeadamente sobre a questão do Sahara Ocidental, que Marrocos quer que França reconheça como marroquino. Este tema não é abordado desde janeiro.
Três dias passaram e, até agora, Marrocos aceitou ajuda de apenas quatro países - Espanha, Qatar, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos - sendo que muitos outros (incluindo Portugal) se mostraram disponíveis.
O rei Mohammed VI de Marrocos agradeceu já aos quatro estados pelo envio de ajuda. O país avaliou as necessidades de ajuda e considerou a importância de coordenar o esforço de socorro antes de aceitar a ajuda, acrescentou.
Contudo, o coro de críticas levanta-se, com ONG a dizerem-se prontas, mas à espera de 'luz verde' de Rabat.
Leia Também: Mundo quer ajudar Marrocos mas espera autorizações de Rabat