A formiga-de-fogo-vermelha (Solenopsis Invicta), uma das espécies exóticas mais invasoras do mundo e a quinta mais difícil de combater em todo o planeta, já chegou à Europa, avança o El Mundo, esta terça-feira.
De acordo com este jornal espanhol, o inseto "perigoso, voraz e cuja picada dolorosa é capaz de causar um choque anafilático em pessoas e até matar alguns animais" já se consolidou em vários países europeus e pode estar prestes a invadir a Península Ibérica.
Estas são as conclusões de uma investigação liderada pelo cientista do Instituto de Biologia Evolutiva, Roger Vila, que não esconde a sua preocupação com a possibilidade de esta espécie de formiga se instalar também em Espanha.
Só na cidade italiana de Siracusa, na Sicília, foram encontradas 88 colónias destas formigas "muito resistentes", numa área de cinco hectares.
Segundo o mesmo estudo, publicado na segunda-feira na revista da especialidade Current Biology, estas formigas são originárias da Argentina, mas já se estabeleceram na Austrália, China e Estados Unidos. Os insetos terão chegado à Europa em produtos vindos desses países.
No documento, os investigadores referem que "um dos grandes problemas destas formigas é que constroem muitos e grandes ninhos, onde nascem dezenas de milhares de formigas. Além disso, geralmente, não é apenas uma formiga a morder. Antes que as pessoas se apercebam, já 10 ou 15 treparam pelas suas pernas", lê-se no artigo.
Leia Também: Não desperdice as cascas de laranja (são aliadas contra as formigas)