A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Karin Kneissl, vai mudar-se para São Petersburgo, na Rússia.
A ex-governante pró-russa estava a viver no Líbano, para onde se mudou depois de ter deixado o governo no meio de um escândalo que envolveu o partido de extrema-direita austríaco que a nomeou.
Karin Kneissl, cuja imagem a dançar com Vladimir Putin, no dia do seu casamento, se tornou célebre, afirmou que vai mudar-se para a Rússia para dirigir um grupo de reflexão na Universidade de São Petersburgo.
"Fui cofundadora do Centro Gorki e sou quem o dirige", declarou Kneissl à agência noticiosa russa Tass. "Como há muito trabalho e requer muita atenção, não o posso fazer de passagem. Decidi mudar-me para São Petersburgo por causa deste trabalho".
Criado em março de 2023, o centro visa "preparar análises objetivas para encontrar soluções" para os objetivos políticos da Rússia, segundo o seu sítio Web. O GORKI está associado à Universidade Estatal de São Petersburgo, onde Putin estudou Direito na década de 1970, refere o Politico
Questionada pela BBC sobre a sua mudança para a segunda cidade da Rússia, a ex-governante recusou-se a comentar. Mas disse nas redes sociais que viver no Líbano tinha sido uma solução temporária "para sobreviver" e enquanto se deslocava para a Rússia para dar aulas.
Leia Também: Putin coloca Frota Russa do Pacífico a fazer demonstração a Kim Jong-Un