Pelo menos 15 mortos em campo de refugiados palestinianos no Líbano

O número de mortos devido aos confrontos entre fações palestinianas no campo de refugiados de Ein el-Hilweh, sul do Líbano, subiu hoje para 15 e o de feridos para 150, informou a Agência Nacional de Notícias.

Notícia

© Ein el-Hilweh

Lusa
14/09/2023 10:28 ‧ 14/09/2023 por Lusa

Mundo

Líbano

"Desde o início dos confrontos, na passada quinta-feira, foram contabilizados 15 mortos e mais de 150 feridos", indicou a comunicação social oficial, lembrando que todas as tentativas de mediação para estabelecer um cessar-fogo falharam até agora.

O movimento nacionalista palestiniano Fatah e fações islâmicas presentes em Ein el-Hilweh, o maior campo daquela comunidade no Líbano e situado perto da cidade portuária de Sidon, envolveram-se em novos confrontos armados há uma semana, apenas um mês depois de outro conflito ter causado pelo menos 13 mortos.

Na terça-feira, altos funcionários palestinianos, incluindo Azzam al-Ahmad, da Fatah, e Moussa Abou Marzouk, do Hamas, reuniram-se na embaixada palestiniana em Beirute, de acordo com uma declaração conjunta.

Ambos sublinharam o seu "total compromisso em consolidar o cessar-fogo" e em "continuar a coordenação com o Estado libanês", segundo o texto.

No entanto, os combates recomeçaram na quarta-feira.

Ao abrigo de um acordo de longa data, o exército libanês não se desloca para campos palestinianos onde a segurança é fornecida por fações palestinianas.

Ein el-Hilweh é o maior dos 12 campos palestinos no Líbano que foram estabelecidos após a chegada de refugiados forçados ao êxodo durante a Primeira Guerra Israelo-Árabe, desencadeada pela criação do Estado de Israel, em 1948.

Mais de 470 mil refugiados palestinianos estão registados na Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) no Líbano, embora se estime que apenas pouco menos de metade deles ainda residam no país mediterrânico.

Leia Também: Sete mortos em campo de refugiados palestinos no sul do Líbano

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas