Oito mil pessoas sem energia devido a vandalização em Moçambique

Pelo menos 8 mil pessoas da vila de Moatize, na província de Tete, centro de Moçambique, estão sem corrente elétrica devido a vandalização de postes de média tensão, anunciou hoje a empresa pública Eletricidade de Moçambique.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/09/2023 20:25 ‧ 20/09/2023 por Lusa

Mundo

Moatize

Trata-se de moradores dos bairros de Chithatha e Capanga, que enfrentam o problema desde segunda-feira, indica um comunicado da Eletricidade de Moçambique (EDM) distribuído hoje à comunicação social.

"Neste momento, decorre a mobilização de equipamento para repor o material vandalizado e assegurar o restabelecimento do fornecimento normal de energia elétrica, com a maior brevidade possível, aos clientes afetados", refere a empresa.

A EDM tem apontado o roubo de energia e a vandalização de infraestruturas elétricas como os "maiores desafios" da empresa, alertando que a situação ameaça o alcance da meta de acesso universal à energia a todos os moçambicanos até 2030.

Em 2022, segundo dados da empresa avançados em dezembro, a EDM perdeu cerca de 41 milhões de meticais (584 mil euros) em resultado de 265 casos de vandalização de infraestruturas elétricas registados no país.

Somados os prejuízos do roubo de energia e vandalização de infraestruturas elétricas registados nos últimos quatro anos, a instituição "perdeu a oportunidade de fornecer energia" a mais de 500.000 novos clientes, referiu a EDM na altura.

Leia Também: Moçambique interessado em receber produção em excesso de trigo no Zimbabué

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas