EUA acusam China de investir na manipulação de informação no mundo

O Departamento de Estado dos EUA acusou quinta-feira a China de gastar milhares de milhões de dólares em manipulação de informação em todo o mundo, o que ameaça a liberdade de expressão no planeta, realçou.

Notícia

© iStock

Lusa
29/09/2023 06:37 ‧ 29/09/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Em relatório, o Departamento de Estado avançou que "a manipulação internacional da informação [pela China] não é apenas uma questão de diplomacia pública, mas constitui um desafio para a integridade do espaço internacional de informação".

Antecipou mesmo que, "se nada for feito, os esforços da República Popular da China vão remodelar a paisagem mundial da informação, criando enviesamentos e lacunas, que podem mesmo conduzir as nações a tomarem decisões que subordinem os seus interesses económicos e de segurança aos de Pequim".

O relatório do GEC, um grupo do Departamento de Estado dedicado à luta contra a manipulação de informação, acrescentou que Pequim consagra milhares de milhões de dólares todos os anos a estas operações, que designou como de "manipulação de informação no estrangeiro".

Ao mesmo tempo, acrescentou-se no texto, a China faz desaparecer as informações críticas que contradizem os seus argumentos sobre temas delicados, como Taiwan, direitos humanos e os problemas da economia.

Leia Também: EUA criam centro de segurança de inteligência artificial

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas