Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, argumentou esta segunda-feira que o governo do país "trabalha diariamente para enfrentar e combater a imigração ilegal em massa".
"Um trabalho difícil, claro, mas pode levar a resultados concretos, com paciência e determinação", defendeu Meloni, no Facebook, onde deixou ainda farpas: "Claro que tudo se torna muito mais difícil se entretanto outros Estados trabalharem na direção oposta, e mesmo uma parte da Itália faz tudo o que estiver ao seu alcance para promover a imigração ilegal. E não estou a falar apenas da esquerda ideológica e do circuito que tem os seus próprios interesses no acolhimento."
O governo italiano, disse Meloni, tem envolvido "outros Estados europeus" na luta contra a imigração ilegal, "fazendo acordos com países africanos para impedir a saída de barcos e destruir as redes de traficantes de seres humanos", tudo "com regras de bom senso para facilitar a expulsão de quem não tem o direito de ser acolhido".
A chefe do governo sediado em Roma alertou que o país "enfrenta uma pressão migratória sem precedentes, devido à instabilidade em grandes áreas da África e do Médio Oriente".
Leia Também: Agência europeia pede dignidade e perspetiva sobre chegadas a Itália