Meteorologia

  • 25 OCTOBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 18º

Brasil com operação para retirar famílias ilegais em território indígena

As autoridades brasileiras lançaram hoje uma operação de devolução de território aos povos indígenas e retirada de 1.600 famílias que vivem ilegalmente na região, algumas envolvidas em atividades ilegais, anunciou o Governo brasileiro.

Brasil com operação para retirar famílias ilegais em território indígena
Notícias ao Minuto

20:03 - 02/10/23 por Lusa

Mundo Governo

"Cerca de 1.600 famílias vivem ilegalmente na região. Algumas envolvidas em atividades ilegais como criação de gado e garimpo, além de destruírem a vegetação nativa", indicou, em comunicado, a Agência Brasileira de Inteligência.

A operação, detalharam as autoridades brasileiras, consiste na retirada de não indígenas que ocupam irregularmente parte das terras Apyterewa e Trincheira Bacajá, entre os municípios de São Félix do Xingu, Altamira, Anapú e Senador José Porfírio, no estado do Pará.

"A presença de estranhos no território indígena ameaça a integridade dos indígenas e causa outros danos como a destruição das florestas. Não por acaso, a Apyterewa está no topo da lista de desmatamento", denunciou a Agência Brasileira de Inteligência.

Nestas terras vivem cerca de 2.500 indígenas das etnias Parakanã, Mebengôkre Kayapó e Xikrim, distribuídos por 51 aldeias.

Leia Também: Brasil tem plano para travar violência com foco na Bahia e Rio de Janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório