O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou a sua última atualização esta manhã de quarta-feira, onde afirma que é “altamente provável” que as forças de defesa aérea russas tenham abatido um dos seus próprios caças sobre Tokmak, no sudoeste da Ucrânia.
A perda é significativa porque “provavelmente” é o quinto Su-35S – “o caça de combate mais avançado da Rússia em serviço generalizado” – a ser destruído durante a guerra.
A localização também é relevante, diz o ministério, porque Tokmak é uma “cidade fortemente fortificada que frequentemente acolhe quartéis-generais russos que comandam um dos setores mais intensamente contestados da linha da frente”.
Latest Defence Intelligence update on the situation in Ukraine – 04 October 2023.
— Ministry of Defence ???????? (@DefenceHQ) October 4, 2023
Find out more about Defence Intelligence's use of language: https://t.co/8Cdparo7Vf
???????? #StandWithUkraine ???????? pic.twitter.com/dXYSSibPcE
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kyiv e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.
Leia Também: Blinken admite ceticismo nos EUA mas defende continuidade do apoio a Kyiv