A Air Europa informou os clientes, esta terça-feira, que foi alvo de um ciberataque e que os hackers podem ter tido "acesso não autorizado" aos dados dos cartões bancários utilizados para comprar bilhetes de viagem.
De acordo com o jornal espanhol Ok Diario, a companhia aérea enviou um e-mail aos clientes a informá-los do "incidente de cibersegurança" e a avisar que devem por isso cancelar os cartões utilizados para comprar bilhetes de viagem, assim como denunciar qualquer eventual fraude.
Entretanto, a Air Europa também notificou as autoridades competentes do ataque - EPD (Agência Espanhola de Protecção de Dados) e o INCIBE (Instituto Nacional de Cibersegurança) - assim como as diferentes entidades bancárias.
A companhia aérea pede ainda desculpas aos clientes pelos "danos" que este incidente possa ter causado e mostram-se disponíveis "para qualquer esclarecimento adicional ou resolução de dúvidas".
Eis os procedimentos que deve então seguir:
- Identificar o cartão utilizado para fazer pagamentos no site da Air Europa;
- Contactar o seu banco;
- Solicitar o cancelamento do cartão. A sua anulação ou substituição, para evitar uso fraudulento;
- Não faculte dados pessoais - pin, nome, etc - por telefone, mensagem ou e-mail, mesmo que digam que é do seu banco.
- Não clique em links enviados por e-mail ou mensagem, mesmo que estejam relacionados com operações fraudulentas. Entre imediatamente em contacto com o seu banco.
- Recolha provas e denuncie.
Leia Também: Ciberataques atingiram 120 países impulsionados por espionagem