"Temos a certeza de que a Rússia apoia, de uma forma ou de outra, as operações do Hamas", afirmou numa entrevista transmitida esta noite pelo canal público de televisão France 2.
"Para os nossos serviços secretos é óbvio. Temos informações que não podemos divulgar, mas temos todas as indicações que nos levam a crer que a Rússia está a ajudar a levar a cabo certas operações terroristas", acrescentou Zelensky.
Não é a primeira vez que (a Rússia) atua desta forma. Já o fez na Síria, já o fez na Ucrânia (...), realiza operações graças à Wagner no continente africano. A Rússia procura semear a instabilidade em todo o mundo".
E advertiu para a possibilidade de o conflito no Médio Oriente fazer com que a comunidade internacional esqueça a importância da guerra da Ucrânia contra a invasão russa.
"Há o risco de a atenção internacional ser desviada da Ucrânia e isso terá consequências", insistiu.
De acordo com o Presidente ucraniano, "a Rússia precisa de uma pausa na guerra na Ucrânia para se preparar melhor para outra invasão em grande escala e para atacar os vizinhos da Ucrânia que são membros da NATO".
"É do interesse da Rússia desencadear uma terceira guerra mundial. Começou na Ucrânia e vai continuar se não a conseguirmos parar", reiterou.
Leia Também: EUA asseguram continuidade do apoio à Ucrânia apesar da ajuda a Israel