A viagem de Bruxelas a Estrasburgo é sempre concorrida, com os serviços europeus a criarem um comboio específico para que os eurodeputados e outros oficiais europeus possam viajar, todos os meses, entre a capital belga e a cidade francesa, onde fica o Parlamento Europeu. Mas, esta segunda-feira, um desses comboios saiu na saída errada e só parou no 'Sítio Mais Feliz do Mundo': a Disneyland de Paris.
Desconhecem-se os motivos do erro. O comboio partiu de Bruxelas, passou pelo aeroporto Charles de Gaulle (na área metropolitana de Paris) e, em vez de continuar para Estrasburgo, virou para Marne la Vallée Chessy, a paragem do famoso parque de diversões.
Apesar do atraso de 45 minutos, muitos eurodeputados encararam o desvio com bom humor, com um oficial europeu a contar ao site POLITICO que era possível ver a diversão Space Mountain da janela da carruagem.
"Infelizmente, não pudemos sair", lamentou.
A deputada neerlandesa Samira Rafaela declarou-se da "Equipa Disneyland", publicando uma foto na rede social Twitter, agora X, com outro eurodeputado, que aproveitou a paragem para um refresco na carruagem do bar do comboio.
Team Disneyland https://t.co/KnrKtiu5VZ pic.twitter.com/iKfYK0lGmf
— Samira Rafaela (@samiraraf) October 16, 2023
Um assistente disse também ao POLITICO que o ambiente "era, no geral, de gargalhada pela loucura da situação", contando que houve até quem ficou satisfeito porque, com a mudança de direção, ficou a olhar para a frente.
Já o eurodeputado alemão Daniel Freund pareceu estar menos satisfeito com o título escolhido pelo site, declarando que o comboio "não é um parlamento do Mickey Mouse".
Questionado sobre se daria asilo político aos eurodeputados, preferiu não comentar. "Não sou Pateta", declarou.
Leia Também: Eurodeputados querem reforço de 10 mil milhões no orçamento 2021-2027