"Tive uma grata conversa telefónica com o nosso companheiro Presidente Lula (da Silva) na qual tratámos de temas importantes do mapa da cooperação entre nossos países", anunciou Nicolás Maduro na sua conta da rede X (antigo Twitter).
Nicolás Maduro publicou uma foto de ambos governantes e sublinha na mesma mensagem que o "Brasil e a Venezuela têm o caminho claro, para continuar trabalhando unidos, pelo bem-estar, desenvolvimento e prosperidade de nossos povos".
Sostuve una grata conversación telefónica con el compañero Presidente @LulaOficial, en la que abordamos temas importantes del mapa de cooperación entre nuestros países. Brasil y Venezuela tienen el camino claro para seguir trabajando unidos, por el bienestar, el desarrollo y la… pic.twitter.com/JHdV5uaBy8
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) October 16, 2023
A Venezuela e o Brasil restabeleceram as relações bilaterais em janeiro depois da chegada de Lula da Silva ao poder.
As relações entre ambos países estavam "congeladas" desde 2019, depois de o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro manifestar apoio ao ex-presidente do parlamento venezuelano, o opositor Juan Guaidó, que em janeiro de esse ano jurou assumir as funções de presidente interino da Venezuela até convocar um governo de transição, eleições livres e afastar Nicolás Maduro do poder.
Atualmente o Brasil e a Venezuela mantêm vários intercâmbios bilaterais em agricultura, criação de gado, soberania e defesa (combater o contrabando na fronteira entre ambos países), segurança alimentar e nutricional.
Em 18 de janeiro de 2023, como parte da retoma das relações bilaterais o adido de negócios do Brasil para a Venezuela, Flávio Macieira, esteve de visita na Venezuela.
Em fevereiro de 2023 o parlamento venezuelano, já de maioria afeta ao Governo do Presidente Nicolás Maduro, aprovou por unanimidade a nomeação de Manuel Vadell como embaixador do Brasil na Venezuela.
Leia Também: Governo de Nicolás Maduro e oposição venezuelana retomam negociações