A polícia de Bruxelas conseguiu identificar o suspeito do tiroteio de segunda-feira, que matou duas pessoas, em Bruxelas. O suspeito foi alvejado e acabou por morrer.
Imagens do aparato junto ao local estão a ser partilhadas pelos meios belgas.
Abdeselam L, de 45 anos, foi intercetado esta manhã de terça-feira pelas autoridades num café no bairro de Schaerbeek. O homem foi baleado mas terá sobrevivido aos disparos num primeiro momento, tendo ainda sido sujeito a manobras de reanimação, segundo informações do ministério do Interior. Terá acabado por sucumbir aos ferimentos já a caminho do hospital.
No local do incidente, pode ver-se um grande aparato policial nas ruas onde o suspeito foi esta manhã encontrado e neutralizado.
????????| En direct : L'homme maîtrisé par la police à Schaerbeek se trouve actuellement en réanimation, annonce la ministre de l'Intérieur. #Belgique #BRUXELLES #attentat pic.twitter.com/R2IN7iaB9W
— STOP INFO (@StopinfoFr) October 17, 2023
O suspeito, Abdeselam L, 45 anos, natural de Schaerbeek, de origem tunisina, estava ilegal no país. Abdeselam solicitou asilo em 2019, mas este foi-lhe negado. O homem já era conhecido pela polícia por tráfico de pessoas, residência ilegal e risco de segurança do Estado.
Em 2016, um serviço estrangeiro denunciou-o como tratando-se de um perfil radicalizado, pronto para lutar numa zona de conflito pela jihad, "mas isso fazia parte de dezenas de relatórios diários deste tipo", à data, explicou, o ministro da Justiça, Vincent Van Quickenborne.
Duas pessoas morreram baleadas e uma outra ficou ferida na segunda-feira, no dia em que as seleções nacionais de futebol da Bélgica e a da Suécia jogavam em Bruxelas.
O encontro não recomeçou depois do intervalo e Bruxelas está em estado de alerta terrorista máximo.
Leia Também: Intercetado alegado autor de ataque em Bruxelas. Foi baleado pela polícia