Ucrânia quer mais "segurança" para exportações de cereais via Mar Negro

O ministro da Agricultura da Ucrânia, Mikola Solski, reclamou hoje mais segurança para a exportação dos cereais ucranianos através do Mar Negro.

Notícia

© Getty Images

Lusa
23/10/2023 23:23 ‧ 23/10/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

A pretensão do ministro ucraniano é feita depois de em julho a Federação Russa ter abandonado o acordo para facilitar a saída de produtos agrícolas por essa rota marítima.

Apesar do abandono russo, Solski assinala que a Ucrânia, pelo segundo mês consecutivo, está a enviar, "de forma unilateral", os seus próprios navios pela rota do Mar Negro, apesar de reconhecer que a situação "é, claramente, complicada", por motivos de segurança.

"Gostaríamos de ter mais segurança, mas não estamos sentados à espera. Estamos a tentar tanto cereal quanto é possível. Mas esperamos que melhore a situação de segurança", acrescentou.

Solski fez estas declarações durante a reunião de ministros de Agricultura da União Europeia que decorre hoje no Luxemburgo.

Sobre a possibilidade de restaurar o acordo do Mar Negro no próximo futuro, Solski disse que tal "está nas mãos da Rússia", mas que não vê sinais de tal restauração.

Leia Também: Rússia e ONU vão discutir futuro do acordo dos cereais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas