NATO adverte que desinvestir em indústria da defesa é desprezar segurança

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, advertiu hoje, em Estocolmo, na Suécia, que desinvestir na indústria da defesa é o mesmo que "desprezar a segurança" dos países da Aliança Atlântica.

Notícia

© Getty

Lusa
25/10/2023 09:17 ‧ 25/10/2023 por Lusa

Mundo

NATO

"Há investidores que têm uma ideia equivocada de que investir nesta indústria não é ético [...], mas não há falta de ética em defender os nossos países e apoiar os militares ucranianos que estão a tentar defender o seu território", disse Jens Stoltenberg durante uma intervenção no fórum da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) sobre a indústria da defesa.

O secretário-geral da NATO enfatizou que "sem a indústria não há defesa, não há segurança" para as populações dos países que compõem o bloco político-militar, do qual Portugal é um dos países fundadores.

E dirigindo-se para os investidores que o escutavam na plateia, Jens Stoltenberg recordou que investir nesta indústria é continuar a "apoiar a Ucrânia", assim como a "capacidade de dissuasão" da própria NATO e o seu progresso tecnológico para estar na vanguarda desta área.

O antigo secretário-geral da organização político-militar acrescentou que só aumentando o investimento nesta área é que vai ser possível satisfazer as necessidades de aquisição de munições por parte da Ucrânia, assim como a reposição dos stocks dos 31 Estados-membros, depauperados por causa do envio de remessas de munições de artilharia para as tropas ucranianas.

Leia Também: Stoltenberg espera acolher "muito em breve" Suécia na NATO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas