Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Rússia alerta que situação catastrófica em Gaza pode ainda piorar

A Rússia alertou hoje para a catastrófica situação humanitária na Faixa de Gaza, que atribuiu aos bombardeamentos israelitas, advertindo que pode piorar se Israel iniciar uma operação terrestre no enclave palestiniano.

Rússia alerta que situação catastrófica em Gaza pode ainda piorar
Notícias ao Minuto

12:59 - 26/10/23 por Lusa

Mundo Israel

"A situação é catastrófica e pode piorar ainda, por muito difícil que já seja, no caso de se iniciar a operação terrestre [por parte de Israel]", declarou o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

Para Peskov, é necessário "convocar a todos para um cessar-fogo" e não "condenar as ações de apenas uma das partes".

O porta-voz da Presidência russa também garantiu que o seu país continuará os esforços no Conselho de Segurança da ONU para encontrar uma solução para o conflito.

Relativamente à próxima visita a Moscovo do líder palestiniano, Mahmoud Abbas, Peskov não deu uma data específica, mas confirmou que ocorrerá em breve.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, reiterou hoje que a Rússia está a apelar a um cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas e "a retomada das negociações para a criação de um Estado palestiniano independente, que lhes foi prometido há quase 75 anos".

O embaixador de Israel na Rússia, Ben Zvi, declarou que a operação terrestre na Faixa de Gaza "começará de surpresa".

Israel declarou guerra ao Hamas, que controla a Faixa de Gaza, depois de um ataque do movimento islamita em 7 de outubro - que incluiu o lançamento de foguetes e a incursão de mais de mil milicianos -, que deixou mais de 1.400 mortos, 5 mil feridos, e ainda 220 reféns.

Desde então, Israel tem respondido com bombardeamentos constantes e ataques terrestres pontuais que já causaram mais de 6.500 mortos e 17 mil feridos no lado palestiniano.

Leia Também: Autoridade Palestiniana acusa Telavive de travar uma "guerra de vingança"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório