Socialistas reúnem-se com Puigdemont. "Negociações no bom caminho"
Secretário de organização do PSOE esteve reunido com o antigo presidente catalão Carles Puigdemont.
© Getty Images
Mundo Catalunha
O secretário de organização do Partido Socialista espanhol (PSOE) esteve, esta segunda-feira, reunido com o antigo presidente do governo catalão e antigo líder do Junts per Catalunya, Carles Puigdemont, no espaço do partido no Parlamento Europeu.
Segundo a Cadena SER, a reunião contou com a presença do secretário-geral dos Junts per Catalunya, Jordi Turull, do presidente do grupo PSOE no Parlamento Europeu, Iratxe García-Pérez e do chefe da delegação socialista no Parlamento Europeu, Javier Moreno.
"Todos concordaram em destacar o bom ambiente da reunião e confirmaram que estas negociações estão caminhando na direção certa. Portanto, concordaram em continuar a conversar nos próximos dias", lê-se num comunicado dos independentistas catalães.
Na mesma missiva, garantem que a reunião se deu no âmbito das "conversações mantidas entre ambas as partes para as condições de uma eventual investidura e reeleição do Presidente do Governo, Pedro Sánchez".
Recorde-se que, na sequência das eleições gerais de julho deste ano, o Partido Socialista tem levado a cabo esforços de negociação com, entre outros, vários partidos de índole independentista, nomeadamente o Junts per Catalunya, para assegurar um acordo multipartidário de governação. Isto porque o Partido Popular falhou a obtenção da maioria absoluta, abrindo a porta à continuidade do PSOE no poder.
El secretario de Organización del PSOE, @santicl, se ha reunido esta tarde con el president Carles Puigdemont.
— PSOE (@PSOE) October 30, 2023
Las negociaciones avanzan en la buena dirección y por ello se han emplazado a seguir hablando en los próximos días.#SiempreAdelante pic.twitter.com/r6mfvpvt9H
Leia Também: Apoiantes de Puigdemont pedem chumbo da investidura de Sánchez
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com