Casal roubou esculturas em cruzeiro. FBI identificou-os pelo Facebook
As esculturas estavam num leilão a bordo de um cruzeiro que partiu de Baltimore, nos Estados Unidos, até às Bermudas e atracou na mesma cidade, no mês passado.
© Carnival Cruise Line
Mundo EUA
O Departamento Federal de Investigação (Federal Bureau of Investigation, FBI, na sigla em inglês) conseguiu identificar uma dupla que terá levado esculturas no valor de 13 mil dólares, cerca de 12 mil euros, de um cruzeiro que atracou em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland.
De acordo com a ABC News, tudo se passou no mês passado, durante um cruzeiro que partiu da cidade norte-americana com destino às Bermudas. Entre ir e voltar, a dupla, um homem e a sua companheira, terão levado duas esculturas que estavam a leilão.
Segundo o site da Carnival Cruise Line, os seus navios têm a bordo “uma coleção de belas artes em constante mudança” que podem ser licitadas a bordo. Os responsáveis convidam os clientes a “[beberem] um pouco de champanhe, visitarem a galeria e licitarem peças para levar para casa como uma lembrança da viagem".
A falta das peças foi dada a 1 de outubro. Os agentes do FBI conseguiram identificar o homem e a companheira depois de verem as imagens das câmaras de vigilância, que mostram a dupla a entrar de mãos vazias na galeria, e a sair depois com objetos "consistentes com as peças desaparecidas".
Após identificarem os clientes, o FBI recorreu às redes sociais para ver os seus perfis, e encontrou uma fotograia recente do homem "a usar o que parecia ser a mesma t-shirt e colete" que aparecia nas câmaras de vigilância.
O FBI conseguiu obter um mandado de busca às suas casas, e encontrar as esculturas desaparecidas. Em causa estava uma peça chamada 'Kiss the sea', com duas tartarugas, no valor de 6.200 dólares, quase seis mil euros. A outra peça, 'Tappin' the Keys for the Love', mostra um homem a tocar piano com um coração no fundo, e vale cerca do mesmo.
A imprensa norte-americana dá ainda conta de que o FBI está a analisar a possibilidade de crime federal relacionado com roubo e transporte de bens roubados.
Leia Também: EUA. Foi para a Índia após filho desaparecer e agora é acusada de o matar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com