Câmara de Representantes dos EUA aprova endurecimento de sanções ao Irão

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou hoje o endurecimento das sanções económicas ao petróleo iraniano.

Notícia

© R. Krubner/ClassicStock/Getty Images

Lusa
03/11/2023 20:20 ‧ 03/11/2023 por Lusa

Mundo

EUA

Os congressistas norte-americanos aprovaram o projeto de lei com 342 votos a favor e 69 contra, recebendo assim o apoio maioritário dos partidos Democrata e Republicano.

A medida legislativa aprovada na Câmara de Representantes do Congresso visa punir as refinarias e os portos internacionais que trabalham com o Irão e, por isso, violam as sanções dos EUA.

Para que o projeto entre em vigor, deverá agora ser aprovado no Senado, onde já recebeu apoio de senadores de ambos os partidos, embora não haja data para a sua votação.

Numa declaração conjunta, o congressista republicano Mike Lawler e o democrata Jared Moskowitz concordaram em que a votação deixa um sinal claro à Rússia e à China, para que desistam de ajudar o Irão a evitar sanções.

A hostilidade contra o Irão nos Estados Unidos aumentou desde que o grupo islamita Hamas, aliado de Teerão, lançou um ataque sem precedentes contra Israel, em 07 de outubro, que matou cerca de 1.400 pessoas.

O Irão, no entanto, negou qualquer envolvimento no ataque do Hamas.

As exportações de petróleo bruto iraniano não pararam de aumentar nos últimos tempos, com quase 1,5 milhões de barris por dia, os níveis mais elevados desde que os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear com Teerão em 2018 e reimpuseram sanções contra o país.

Leia Também: Biden reúne com líderes da Câmara por causa do apoio a Israel e Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas