Pyongyang realizou em 18 de novembro de 2022 o que se acredita ser o primeiro teste de voo completo do Hwasong-17, denominado de "míssil monstro" por analistas militares.
O aniversário foi designado como feriado público numa reunião da Assembleia Popular Suprema (parlamento), informou a KCNA.
"O estabelecimento do Dia da Indústria dos Mísseis marca um evento especial na nossa jornada sagrada de desenvolvimento da defesa nacional", acrescentou.
Com o lançamento, a Coreia do Norte "mostrou ao mundo a excelência de uma potência nuclear de classe mundial e a nação que possui o mais poderoso míssil balístico intercontinental", ainda segundo a agência.
A Coreia do Norte efetua frequentemente testes de armamento em feriados, e o Serviço Nacional de Informações (NIS) sul-coreano disse, na semana passada, que o país estava prestes a preparar o lançamento de um terceiro satélite de reconhecimento militar.
Depois de a segunda tentativa ter falhado em agosto, Pyongyang afirmou que iria efetuar um terceiro lançamento em outubro, mas este nunca se concretizou.
Leia Também: Pyongyang diz que fecho de embaixadas serve eficiência diplomática