Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Torre de controlo evita tragédia mesmo antes de aterragem no Brasil

O Airbus A320 passou 300 metros acima da pista do Aeroporto de Catanduva, que não permite a aterragem daquele tipo de aeronave.

Torre de controlo evita tragédia mesmo antes de aterragem no Brasil
Notícias ao Minuto

08:54 - 15/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Insólito

Um voo da companhia aérea brasileira Latam, que saiu esta terça-feira, dia 14, do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, rumo ao Aeroporto de São José do Rio Preto, quase terminou em tragédia. 

O avião, um Airbus modelo A320, transportava 110 passageiros e já estava configurado para pousar, pelas 9h30 da manhã, quando a torre de controlo se deu conta do erro. 

Quando estava a cerca de 300 metros do solo, o piloto foi alertado pela torre que se aproximava do aeroporto errado, o de Catanduva, cuja pista é menor que a de São José do Rio Preto e não permite a aterragem de aviões deste tipo. 

Segundo a revista Forum, a pista de Catanduva tem 985 metros, tamanho que não  permite que um Airbus A320 aterre em segurança - principalmente com passageiros e carga. Caso aterrasse no local, provavelmente o avião não conseguiria parar a tempo e entraria nas ruas que circundam a pista. 

Uma potencial tragédia acabou bem, com o comandante a acatar as instruções da torre de controlo a tempo e a aterrar normalmente no Aeroporto de São José do Rio Preto. 

O áudio da conversa entre piloto e controlador de tráfego aéreo pode ser ouvida aqui:  

Leia Também: Brasil. Menino é internado após comer lagartixa frita dada pela madrasta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório