Lei dos Sobreviventes Adultos. Como Nuno Lopes foi acusado 17 anos depois
O ator português foi acusado por A.M. Lukas de a "drogar e violar".
© Getty Images
Mundo EUA
O ator Nuno Lopes foi acusado de violar uma mulher, em 2006. A guionista americana A.M. Lukas avançou, esta segunda-feira, com um processo judicial contra o ator português, no qual o acusa de a "drogar e violar". Mas a acusação só foi possível graças à Lei dos Sobreviventes Adultos.
A legislação, promulgada em maio de 2022, permite que durante um ano alegadas vítimas de crimes sexuais possam levantar processos contra os agressores, independentemente do tempo que já tenha passado desde os crimes. Ou seja, as vítimas podem acusar os agressores mesmo que o prazo de prescrição dos crimes já tenha expirado.
Segundo a Associated Press, a lei entrou em vigor no dia 24 de novembro de 2022 e expira no sábado. Durante o último ano, foram movidas mais de 2.500 ações.
A.M. Lukas e Nuno Lopes conheceram-se em 2006. A mulher garante que os dois se cruzaram pela primeira vez no Festival de Cinema de Tribeca e que, durante a noite, perdeu a consciência. Só na manhã seguinte conseguiu recordar-se de algumas das coisas que terão acontecido durante a noite.
Na acusação, a mulher descreve parte do ato sexual que garante ter acontecido. A.M. Lukas afirmou que esteve com o ator português num quarto enquanto este lhe tocava, o que culminou numa alegada violação.
Nuno Lopes já reagiu à acusação e garante que é "moralmente e eticamente incapaz de cometer os atos" de que é acusado e que "jamais drogaria alguém" para, nesse sentido, se aproveitar "de uma pessoa incapacitada.
Leia Também: Tudo sobre A.M. Lukas, a guionista que acusa Nuno Lopes de a ter violado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com