Um carro explodiu, esta quarta-feira, na Rainbow Bridge, a ponte que liga os Estados Unidos e o Canadá, junto às Cataratas do Niágara, no estado de Nova Iorque, informou a polícia federal norte-americana (FBI). De acordo com a imprensa norte-americana, o incidente provocou duas vítimas mortais.
"Como a situação ainda é incerta, isto é tudo o que podemos dizer neste momento", afirmou o FBI num comunicado.
De acordo com as autoridades, os quatro postos fronteiriços da região foram encerrados, enquanto decorre a investigação.
O veículo estaria a tentar entrar nos Estados Unidos quando ocorreu a explosão e, segundo a CNN Internacional, a explosão foi causada por uma bomba. A imprensa norte-americana avança ainda que as duas vítimas mortais são os dois ocupantes do veículo.
Report tips to https://t.co/iL7sD5efWD https://t.co/3TNOdG5gWy
— FBI (@FBI) November 22, 2023
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, adiantou que "a Polícia do Estado de Nova Iorque está a trabalhar ativamente com a Força de Intervenção Conjunta contra o Terrorismo do FBI para monitorizar todos os pontos de entrada em Nova Iorque".
Do lado canadiano, a polícia local disse à agência France Press (AFP) que por enquanto tinha "envolvimento mínimo" no caso, mas o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que o país está a levar o incidente "extremamente a sério".
"Estamos a acompanhar para tentar obter o máximo de respostas o mais rapidamente possível. Estão a ser contempladas e ativadas medidas adicionais em todos os postos fronteiriços do país", adiantou no parlamento canadiano, acrescentando tratar-se de uma "situação muito séria".
"Ainda há muitas perguntas e estamos a tentar obter respostas o mais rápido possível", acrescentou, frisando que o Governo canadiano está em contacto permanente com as autoridades norte-americanas para "continuar a receber informações".
BREAKING: Prime Minister Justin Trudeau comments on the suspected terrorist attack at the Rainbow Bridge border crossing in Niagara Falls. pic.twitter.com/Z7pGN67ako
— Harrison Faulkner (@Harry__Faulkner) November 22, 2023
Já o líder da oposição do Canadá, Pierre Poilievre, rapidamente atribuiu a situação a um "ataque terrorista".
Anteriormente, o ministro da Segurança Pública do Canadá, Dominic LeBlanc, disse que não poderia fornecer detalhes sobre o que aconteceu porque "a situação está a evoluir rapidamente" e as autoridades receberam informações contraditórias.
Mas LeBlanc insistiu que "a situação é muito grave" e que o Canadá reforçou as medidas de segurança em todos os postos fronteiriços "para proteger os canadianos".
Fotografias e vídeos feitos por transeuntes e publicados nas redes sociais mostraram fumo espesso, chamas e uma cabine de segurança que havia sido danificada pelas chamas.
Testemunhas disseram que viram um veículo a acelerar em direção ao cruzamento do lado norte-americano da fronteira, quando se desviou para evitar outro carro e bateu numa cerca e explodiu.
A Rainbow Bridge é uma passagem popular para os turistas por ligar a cidade de Niagara Falls, nos Estados Unidos, com Niagara Falls, no Canadá. Além desta ponte, existem outros três pontos fronteiriços na região: a Peace Bridge, Lewiston-Queenston Bridge e Whirlpool Bridge, que foram também encerradas.
Big Explosion Just Occured at Niagara Falls On US-Canada Border At Rainbow Bridge
— UltraMJTruth (@MJTruthUltra) November 22, 2023
ALL FOUR international border crossings between the United States and Canada in Western New York are now closed.
Apparently, a vehicle containing an unknown number of people and contents… pic.twitter.com/CDKK9t0Hc5
[Notícia atualizada às 20h42]
Leia Também: "Perigosa escalada". Oito mortos no Iraque em ataque dos EUA