A filha de Jimmy Carter protagonizou um momento emocionante, na terça-feira, ao ler, durante o funeral da mãe, uma carta que o pai enviou à amada há 75 anos.
A filha do antigo presidente dos Estados Unidos leu a missiva que Carter, agora com 99 anos, enviou a Rosalynn quando estava na Marinha.
Na igreja em Atlanta, no estado da Geórgia, estavam o atual presidente do país, Joe Biden, acompanhado pela esposa, Jill Biden. Nas cerimónias fúnebres estiveram também o ex-presidente Bill Clinton e a esposa e ex-candidata presidencial, Hillary Clinton – assim como algumas primeiras-damas, como Michelle Obama, Laura Bush e Melania Trump.
A filha mais velha do casal começou por sublinhar que a sua mãe, que morreu no passado dia 19, aos 96 anos, passou a maior parte da sua vida “apaixonada pelo seu pai”.
“O companheirismo e a sua história de amor foi determinante na sua vida. Dado que o meu pai não consegue falar hoje, vou partilhar algumas das suas palavras que mostram as saudades e o amor que sente por ela”, referiu.
De seguida, Amy Carter começa a ler as palavras escritas pelo pai: "Minha querida, sempre que estive longe de ti, fiquei entusiasmado quando voltei a descobrir quão maravilhosa tu és. Enquanto estou longe tento convencer-me de que não és [maravilhosa], de que não podes ser tão doce e bonita como eu me lembro”.
“Mas quando te vejo, apaixono-me por ti de novo. Parece-te estranho?”, questionou Jimmy Carter a Rosalynn na carta, respondendo: “A mim não. Adeus, querida. Até amanhã. Jimmy”.
Veja o momento abaixo:
Amy Carter, daughter of Rosalynn Carter and former Pres. Jimmy Carter, addressed mourners at the memorial service for her mother, the former first lady, reading a letter Jimmy wrote to Rosalynn 75 years ago while he was serving in the Navy. https://t.co/vvdd5IIram pic.twitter.com/mFWWvR672V
— ABC News (@ABC) November 29, 2023
Eleanor Rosalynn Smith nasceu em Plains, em 18 de agosto de 1927. A mãe de Jimmy Carter, uma enfermeira, levou-a, recém-nascida, para a casa da família Smith. Poucos dias depois, Lillian Carter levou o seu filho para uma visita, o que resultou que o então futuro presidente e a futura primeira-dama se encontraram enquanto recém-nascidos.
Casaram-se em 7 de julho de 1946, quando ele tinha 21 anos e ela 18, e foram o casal presidencial norte-americano com o casamento mais longo.
Leia Também: Jimmy Carter faz rara aparição pública no funeral da mulher, Rosalynn