Os detidos são alegadamente membros de uma organização criminosa envolvida no transporte e distribuição de todo o tipo de estupefacientes em quantidades significativas, com sede na província de Albacete, no sudeste espanhol, mas presentes noutras províncias espanholas e noutros países europeus, declarou a Guarda Civil num comunicado de imprensa.
Em 2023, tanto a Polícia Nacional como a Guarda Civil começaram a recolher informações, numa operação que designaram de "Golden-Navaja", sobre várias pessoas na província de Albacete, que poderiam estar envolvidas no tráfico de droga.
Através da investigação policial conjunta percebeu-se que a organização criminosa era liderada por duas pessoas, na localidade de Casas Ibáñez, em Albacete, responsáveis pela coordenação, planeamento e execução de operações de transporte de substâncias estupefacientes, principalmente haxixe, para diferentes países europeus, como França e Itália.
As ações da operação foram coordenadas pelo Tribunal de Instrução da localidade de Casas Ibáñez, que ordenou a prisão de 17 dos 33 membros da organização desmantelada, num trabalho com colaboração da Agência Europeia de Polícia EUROPOL.
Para além do haxixe, a organização também distribuía outros tipos de droga, como cocaína, heroína, marijuana ou MDMA, segundo o comunicado da polícia.
Para estes envios de droga, utilizavam veículos e camiões, pertencentes a empresas de transporte que geriam direta ou indiretamente, encarregando-se também de estabelecer contactos prévios com as organizações dedicadas à introdução ou transformação da droga em Espanha, bem como de todas as infraestruturas necessárias para conseguirem fazer os transportes.
Os pontos de partida, tanto de camiões como de veículos, eram de Casas Ibáñez e Requena. Nesta última cidade, a organização dispunha também de um armazém industrial onde a droga a transportar era armazenada e preparada para ser entregue no destino final, segundo a investigação policial.
Ao longo da investigação foram feitas importantes apreensões de droga em França, bem como em Espanha, após as autoridades espanholas terem sido informadas do trajeto dos camiões por França.
Concretamente, foram realizadas três intervenções em França, que resultaram na detenção de três pessoas, que se encontram atualmente lá detidas.
Para proteger a droga, sabe-se que os membros da organização não hesitavam em utilizar armas de fogo. Essas armas foram apreendidas na operação policial.
Durante a fase principal da investigação, foram também detidos em Requena emissários do fornecedor da droga e do destinatário final.
No total, foram efetuadas 20 buscas onde foram apreendidos 4.264 quilos de haxixe, 1.021 gramas de heroína, 1.085 gramas de cocaína, 819 gramas de MDMA (3.000 comprimidos), 380 quilos de marijuana e 207.900 euros em notas.
Foram ainda apreendidas nove viaturas topo de gama utilizadas na atividade criminosa, balanças de precisão, material informático, terminais móveis e quatro armas de fogo ligeiras de diferentes calibres.
Leia Também: Lar de idosos em Amarante alvo de buscas após denúncia de maus-tratos