Governo francês sobrevive a nova moção de censura

O governo francês, liderado por Élisabeth Borne, superou hoje mais uma moção de censura, desta vez apresentada pelos deputados do partido de esquerda radical A França Insubmissa.

Notícia

© Getty Images

Lusa
29/11/2023 21:58 ‧ 29/11/2023 por Lusa

Mundo

França

A moção de A França Insubmissa teve 145 votos a favor, longe dos 289 necessários para derrubar o governo. O principal partido da oposição, o União Nacional de extrema-direita, que tem 88 deputados, não apoiou a moção.

A nova moção foi impulsionada pela 'ativação', por parte do executivo, do artigo 49.3 da Constituição francesa, para aprovar a lei sobre o financiamento da Segurança Social.

Este mecanismo permite ao Governo aprovar leis sem ter maioria suficiente na Assembleia, e foi gatilho para os protestos deste ano nas ruas de França contra a revisão da lei das pensões, que aumentou a idade de reforma de 62 para 64 anos.

No último ano e meio, foram apresentadas mais de vinte moções de censura contra o Governo de Elisabeth Borne, todas longe de serem aprovadas, excetuando a de 20 de março deste ano, logo após a aprovação da polémica revisão da lei das pensões. Nesse dia, o Governo foi salvo por nove votos.

Leia Também: França diz que reconhecimento do Estado da Palestina deve ser negociado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas