Índia oferece-se para acolher a 33.ª cimeira sobre o Clima

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ofereceu-se hoje no Dubai para acolher a 33.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP33) sobre o clima, que será realizada em 2028.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/12/2023 16:16 ‧ 01/12/2023 por Lusa

Mundo

COP28

"Hoje, deste púlpito, proponho que a Índia acolha a COP33 em 2028", declarou durante o seu discurso na abertura da cimeira que reúne chefes de estado e de governo na 28.ª conferência da ONU sobre alterações climáticas.

"O mundo inteiro está a olhar para nós, a mãe natureza está a olhar para nós para que protejamos o seu futuro. Temos de ter sucesso", declarou Narendra Modi, cujo país preside atualmente ao G20.

A Índia já tinha acolhido a COP8 em Nova Deli em 2002. A sua designação para uma nova COP exige a obtenção do acordo de outras nações do bloco asiático.

As grandes reuniões anuais sobre o clima sob a égide da ONU são organizadas sucessivamente nos principais blocos regionais e a próxima COP29, em 2024, deve ter lugar na Europa de Leste.

Mas a Rússia opor-se-ia a que um país da União Europeia a acolhesse, num contexto de guerra na Ucrânia, o que dificulta o processo de designação, ao ponto de o local da COP29 ainda não ser conhecido.

Representantes de quase todos países do mundo estão reunidos no Dubai até 12 de dezembro para a COP28, em que será feito o primeiro balanço global de oito anos de ação climática.

O país que acolhe a cimeira - Emirados Árabes Unidos - é um dos maiores produtores mundiais de petróleo.

Leia Também: Antigo MNE indiano duvida de aproximação entre líderes indiano e chinês

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas