O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, projetou, esta sexta-feira, que o mundo centrado nos EUA vai acabar e que se aproxima o início do período de "variedade".
"O mundo centrado nos Estados Unidos está a chegar ao fim e o período de variedade aproxima-se, incluindo nas relações económicas internacionais", frisou, em declarações aos jornalistas, citadas pela Tass.
Segundo Peskov, "os Estados Unidos são a maior economia, mas não a única, e a economia global não se limita à economia dos EUA".
"Há uma economia que está muito próxima dos Estados Unidos, a China, e há economias emergentes com as suas necessidades de recursos energéticos", deu conta Peskov, acrescentando que "o mundo é muito mais diversificado do que os Estados Unidos".
Recorde-se que a invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
O mês passado, o secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin, visitou a Ucrânia, levando ao presidente Volodymyr Zelensky uma mensagem de confiança na continuidade da ajuda dos EUA.
Leia Também: Peskov diz que filha passou "dificuldades" em Paris e é ridicularizado