O animal terrestre vivo mais velho do mundo, uma tartaruga chamada Jonathan, celebrou o seu 191.º aniversário na ilha de Santa Helena - território britânico que fica no Atlântico Sul.
A idade exata de Jonathan é desconhecida, mas tinha pelo menos 50 anos quando foi trazido das Seychelles - arquipélago africano oriental - para a ilha em 1882, o que faz com que tenha pelo menos 191 anos (mas possivelmente ainda mais), anunciou o Guinness World Records (GWR).
Jonathan é o animal terrestre vivo mais velho do mundo, bem como a tartaruga/quelónio mais velha de que há registo na história.
Trata-se de uma tartaruga-gigante-das-Seicheles, uma espécie com uma esperança média de vida de cerca de 150 anos.
"Apesar de ter perdido o olfato e estar praticamente cego devido às cataratas, o seu apetite continua a ser grande. Continua a ser alimentado à mão uma vez por semana com uma dose fortificante de fruta e legumes por uma equipa pequena e dedicada. Isto não só complementa as suas calorias, como também fornece os fatores essenciais ao seu metabolismo: vitaminas, minerais e oligoelementos", disse o veterinário Joe Hollins à GWR.
Jonathan vive na Plantation House, a residência do governador de Santa Helena, há 141 anos.
Leia Também: Jovem partilha amizade com tartaruga que tem desde criança (e fica viral)