A Catedral de Notre Dame, na capital francesa de Paris, tem reabertura marcada para daqui a um ano, a 8 de dezembro de 2024.
À medida que esta reabertura se aproxima - e acontecerá passados quase seis anos após um incêndio de grandes proporções, a 15 de abril de 2019 - também os trabalhadores recuperam o fôlego, com o regresso ao trabalho.
Nas palavras do reitor da catedral, Olivier Ribadeau Dumas, citado pela Associated Press, esta catedral "pode não ser a maior ou talvez a mais bonita", mas é a "encarnação da alma da nação" francesa.
"As expetativas e os preparativos para a reabertura são um sinal magnífico de esperança num mundo difícil", notou o reverendo.
Sad news in the cathedral of Notre Dame. Fire and fall of the 93 meter tower #NotreDame #ParisRoubaix #Paris #DiaMundialDelArte pic.twitter.com/6lWeuNHO0A
— #FelizSabado MariaLuisa oficial Londres (@MariaLuisa1968_) April 15, 2019
A catedral irá reabrir não apenas para os visitantes, mas também para a realização de missas, fazendo com que os trabalhadores regressem ao seu trabalho na catedral. Citado pela ABC News, o maestro principal do coro referiu que apesar de ser apenas um episódio nos 850 anos da catedral, "cinco anos na vida humana é muito tempo" e "infelizmente" este foi um episódio que lhes "caiu em cima".
"Estamos obviamente impacientes para poder regressar", contou Henri Chalet, acrescentando: "É realmente a nossa casa, na medida em que estávamos lá todas as noites para os serviços e todas as semanas para os concertos".
"Agora, sentimos que é uma luz ao fundo do túnel", explicou, sublinhando que esta está a ser recebida com entusiasmo e alegria, mas também com algum stress.
Adrielle Domerg, que faz parte do coro da catedral francesa desde os 10 anos, explica que o local é quase como uma pessoa para ela. "Várias pessoas, sonhos e orações originaram-na", reforça a jovem, agora com 17 anos.
"Vai ser muito emocionante", garantiu, rematando: "De certa forma, a catedral vai despertar e nós vamos tirá-la das sombras".
Veja as imagens do incêndio e das obras ao longo dos anos na galeria acima.
Leia Também: Republicanos tentam censurar congressista por acionar alarme de incêndio