Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º

Trump está "ansioso" por debater com Biden para as presidenciais de 2024

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sublinhou hoje que está ansioso para debater com o atual chefe de Estado Joe Biden, mesmo que os debates sejam realizados pela Comissão de Debates Presidenciais (CDP), uma organização não partidária.

Trump está "ansioso" por debater com Biden para as presidenciais de 2024

Getty Images 

Notícias ao Minuto

22:59 - 22/12/23 por Lusa

Mundo EUA

Nova Iorque, 22 dez 2023 (Lusa) -- O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sublinhou hoje que está ansioso para debater com o atual chefe de Estado Joe Biden, mesmo que os debates sejam realizados pela Comissão de Debates Presidenciais (CDP), uma organização não partidária.

Trump frisou também que está disponível para debater com um único rival republicano caso surja um sério candidato das primárias do partido no Estado de New Hampshire, noticiou a agência Associated Press (AP).

O magnata republicano, que falhou todos os debates das primárias até agora, apontando como justificação a sua liderança nas intenções de voto nas sondagens, foi questionado sobre se debaterá com Biden, caso seja indicado pelo seu partido.

"Ah, vou estar ansioso por isso. Que tal 10 debates?", respondeu hoje Trump, durante uma entrevista ao apresentador conservador Hugh Hewitt.

O antigo presidente manifestou disponibilidade mesmo no caso de os debates serem organizados pela CDP, contra quem Trump e outros parceiros de partido estão contra há vários anos.

"Eles são totalmente corruptos e terríveis. Mas dito isto, eu farei 20 debates, mesmo que sejam organizado por eles. Eu estarei no número de debates que eles pretendam. Eu farei um debate todas as noites contra ele [Biden]", insistiu Trump.

O Comité Nacional Republicano votou por unanimidade, em abril de 2022, retirar-se dos eventos desta organização, alegando postura tendenciosa, e exigiu que os candidatos assinassem um acordo em que se comprometessem a participar apenas em debates sancionados pelo comité. Trump, no entanto, nunca assinou essa promessa.

A organização sem fins lucrativos foi criada em 1987 e promoveu todos os debates gerais de eleições presidenciais e vice-presidentes desde então. A organização descreve as regras para cada debate e seleciona os locais, datas e moderadores para os eventos.

Sobre a corrida interna, Trump também se manifestou disponível, durante a entrevista, para um debate sobre as primárias republicanas após a votação em New Hampshire.

As sondagens públicas mostram Trump à frente, mas também que a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, tem estado a ganhar terreno, particularmente em New Hampshire.

Trump destacou, ainda, que "não está preocupado" com Haley, que também atuou como embaixadora nas Nações Unidas durante a administração do magnata.

A campanha de Biden ainda não se comprometeu com os debates para as eleições de 2024. Quentin Fulks, vice-responsável de campanha de Biden, destacou aos jornalistas no início do mês que a campanha vai examinar o cronograma que a Comissão de Debates Presidenciais divulgou em novembro.

Esta comissão estabeleceu um cronograma de três debates presidenciais a serem realizados em cidades universitárias no Texas, Virgínia e Utah, entre 16 de setembro e 09 de outubro de 2024, bem como um debate vice-presidencial na Pensilvânia.

Como presidente, Trump acusou repetidamente a comissão de tratamento injusto e, depois, recusou-se a participar no segundo debate de 2020, após uma decisão para que o evento fosse realizado virtualmente, devido à pandemia de covid-19.

Os democratas também expressaram frustração com a comissão em 2020, acusando -a de não cumprir as regras quando se tratava de Trump.

Leia Também: Mais uma vez, fiéis de Trump enchem redes sociais de ameaças a juízes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório