Um homem de 28 anos foi detido depois de fazer passar-se por um agente da Guardia Civil, nas cidades espanholas de Toledo e Ciudad Real, para ameaçar jovens à mão armada, enquanto lhes exigia pequenas quantias de dinheiro.
Os crimes chegaram ao fim quando a Polícia Nacional o encontrou no domingo passado, depois de ter perdido a arma num desacato e ter tentado agredir um jovem com uma faca.
A confusão começou, segundo conta o El Mundo, quando o homem, ao não se aperceber que já tinha roubado cerca de 50 euros alguns dias antes, voltou a exigir uma quantia à mesma pessoa, gerando assim desconfiança. O jovem alvo do roubo e os amigos confrontaram-no, chegando a avisar as autoridades, o que fez com que o imitador desistisse da ideia de o atacar e fugisse do local num veículo em alta velocidade e em contramão.
Não demorou muito para que uma patrulha intercetasse o carro e o detivesse. Entre os pertences estavam um 'taser', um cinto tático e uma balaclava. O homem completou o conjunto de agente da autoridade com algemas e um distintivo.
Até ao momento é desconhecido o valor total roubado.
Segundo fontes policiais citada pelo mesmo meio, quem não aceitasse dar dinheiro ao homem era ameaçado com detenções e medidas legais.
Foi considerado culpado de usurpação de funções públicas, ameaças graves e ameaça à segurança rodoviária. Já tinha um histórico de atos semelhantes, sendo a personificação o seu 'modus operandi'.
Leia Também: Autoridades espanholas resgatam homem que esteve sequestrado 2 dias